domingo, 20 de abril de 2014

Análise da Escola Clássica e a Escola das Relações Humanas que resultam no Estruturalismo

Como você interpreta a síntese entre a Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas que resulta no Estruturalismo? Que fatores integram tal síntese?

Escola Clássica:
Taylor, Fayol e Weber – Tarefa, Estrutura e Burocracia
- Divisão de tarefas e racionalização.
- Prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
- Ênfase na forma, especialização da tarefa e competência, regras e normas, responsabilidades definidas, registro.
- Maior controle = eficiência técnica.
Organização Formal = Abordagem Clássica e da Burocracia.
Organização Informal = Abordagem das Relações Humanas.

Na Teoria Clássica, o incentivo econômico e a especialização funcional eram 

alguns dos principais fatores que influenciavam na produção. Com a Teoria das Relações Humanas viu-se que não era bem assim. A produção também era influenciada pela relação com os outros companheiros de trabalho assim como por seus problemas pessoais, dentro e fora do trabalho. O trabalhador torna-se membro de um grupo, o que chamamos de organização informal. O melhor desempenho do indivíduo está em alternar as tarefas a serem executadas.

O melhor da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas foi aproveitado para chegar a Abordagem Comportamentalista.

A Administração Científica entendia que a organização mais eficiente seria também a mais satisfatória.

A abordagem das Relações Humanas entendia que a organização mais satisfatória seria também a mais eficiente.

Abordagem Estruturalista = Escola Clássica (formal) + Teoria das Relações Humanas (informal)

Ao explorar a visão da Escola Relações Humanas foi que a Abordagem Estruturalista reconheceu o dilema organizacional: Necessidades Organizacionais X Necessidades Individuais. Esse conflito pode ser reduzido, mas não eliminado.

Estruturalismo: organização e indivíduo, conflito, alienação e poder, equilíbrio razão x emoção.

O Estruturalismo quis mostrar o trabalhador como um ser humano, uma pessoa que tem sentimentos, e que se socializa; não só como uma máquina que obedece regras (Clássica) mas alguém que pode ajudar no sucesso da empresa, se esta olhar também para a satisfação do indivíduo.

“Ser eficiente simplesmente significa escolher o caminho mais curto, o mais barato, para a consecução dos objetivos desejados.” (SIMON, HERBERT)


“A Teoria da Administração está preocupada em como uma organização deve ser construída e operada para realizar seu trabalho com eficiência. Um princípio fundamental, que decorre imediatamente do caráter racional da ‘boa administração’, é que dentre várias alternativas disponíveis, que envolvam os mesmos gastos, deverá ser selecionada aquela que conduza à consecução em seu nível mais elevado.” (SIMON, HERBERT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário