Mostrando postagens com marcador Administração. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Administração. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fordismo e a Teoria da Burocracia

Henry Ford / Fordismo
- Produtividade                                                        - Produção em massa
- Economicidade                                                      - Padronização
- Intensificação                                                        - Altos investimentos



Teoria da Burocracia, de Max Weber

O objetivo de Weber com a burocracia era aumentar o controle.
Também tinha o foco na estrutura e essa burocracia era para facilitar o trabalho e não dificultar.
- Formalização                         - Previsibilidade                       - Legalidade
- Normatização                        - Padronização
- Racionalidade                        - Controle

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conceitos da Administração


  • Condução racional das atividades de uma organização
  • Planejamento, organização, direção e controle

Pra uma organização ter um bom desenvolvimento do trabalho, tem que haver divisão de tarefas bem definidas – racionalização –, e isso gera especialização das pessoas na área que estiverem trabalhando.

EFICÁCIA é:
- eficácia de realizar objetivos;
- está ligada aos resultados;
- está ligada aos fins.

EFICIÊNCIA é:
- capacidade de utilizar racionalmente os recursos, sem desperdícios, com custo reduzido;
- está ligada aos meios.

Para uma empresa, o ideal é ser tanto eficaz quanto eficiente. Mas dependendo do caso, pode ser mais interessante ser um a outro.

Uma empresa tem que ter planejamento. E tem que buscar informações para colocar o planejamento em ação. Muitas vezes, a pessoa que faz o planejamento não tem conhecimento de como as coisas acontecem na prática, e, por isso, é bom escutar o setor operacional que vai executar aquele planejamento.


Ler: Peter Drucker

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comunicação na Empresa - parte 1

A Comunicação é tudo! A pessoa que se comunica bem tem mais chances de sucesso.
Fique atendo ao tom de voz, na gesticulação e não brigue.

Quem nos emprega é o nosso network (grupo de amigos e de trabalho).
O sucesso não é a verdade, o sucesso é a montagem da verdade.
Devemos ter tantos marketings para tantos papéis que desempenharmos.
Façam amigos, não discutam.
Informação é poder. Quem pode mais é quem sabe mais.
As palavras matam.

Comunicar: É tornar comum uma ideia, um sentimento, um pensamento. E receber de volta a resposta do que passamos. Se a resposta não foi a que esperávamos é porque a nossa comunicação não foi boa. Quando a comunicação é boa, temos o feedback esperado.

Assistir: A Intérprete
Observar o quadro: O grito de Münch
Livros: Comunicação empresarial – Maria Alzira Pimenta – Editora Alínea
             Redação Empresarial – Miriam Gold