Mostrando postagens com marcador TGA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TGA. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de abril de 2014

Análise da Escola Clássica e a Escola das Relações Humanas que resultam no Estruturalismo

Como você interpreta a síntese entre a Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas que resulta no Estruturalismo? Que fatores integram tal síntese?

Escola Clássica:
Taylor, Fayol e Weber – Tarefa, Estrutura e Burocracia
- Divisão de tarefas e racionalização.
- Prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
- Ênfase na forma, especialização da tarefa e competência, regras e normas, responsabilidades definidas, registro.
- Maior controle = eficiência técnica.
Organização Formal = Abordagem Clássica e da Burocracia.
Organização Informal = Abordagem das Relações Humanas.

Na Teoria Clássica, o incentivo econômico e a especialização funcional eram 

sábado, 19 de abril de 2014

Decorrências da Teoria das Relações Humanas

[ O homem passou a ser visto como um ser social, com necessidades humanas;
[ Os grupos sociais são influenciados pelos estilos de supervisão e liderança;
[ Cada um desses grupos tem suas próprias normas e regras (controle social).

Ê Motivação = forças internas (das pessoas) que conduzem a um determinado comportamento.

Motivação X Frustração


Teoria das Relações Humanas

- Pesquisas de Elton Mayo na Western Eletric (1924 a 1932) em Chicago, famosa experiência de Hawthorne.

Questões abordadas:
  • Grupos informais
  • Integração social
  • Homem social
  • Elações intergrupais
  • Conteúdo do trabalho
  • Motivação Satisfação
o       um indivíduo pode estar motivado e não estar satisfeito e vice-versa;
o       um indivíduo motivado nem sempre produz muito
o       mas uma pessoa motivada mesmo que não produza, agrega valor a equipe e ajuda a motivar o restante do time.
  • Liderança
  • Comunicação
  • Organização informal
  • Dinâmica de grupo
  • Processo decisório
  • Mudança organizacional

Efeito Hawthorne:
Os pesquisadores concluíram que os empregados trabalhariam mais se acreditassem que a administração estava preocupada com seu bem-estar e que os supervisores prestavam uma atenção especial a eles.

Críticas:
- Foi uma mera crítica à abordagem clássica
- Ausência de novos critérios de gestão
- Ingenuidade, concepção utópica
- Negação do conflito empresa x empregado
- Enfoque manipulador

- Ênfase excessiva nos grupos informais (o ideal é olhar para os grupos formais e informais)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

'Case' de Empresa Familiar

Você foi contratado para ser gestor de uma empresa familiar. Sua missão é profissionalizar essa empresa e torna-la eficiente e eficaz.

Os cargos mais importantes dessa organização são ocupados pelos membros da família, os quais confundem seus laços de parentesco com suas funções na  organização.

Há graves problemas nos processos de tomadas de decisão, atribuição de responsabilidades, sucessório e de remuneração, bem como determinadas pessoas dispõem de privilégios apenas por serem “da família”.



Quais medidas você adotaria inicialmente para resolver esses problemas?

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Taylor X Fayol

Abordagem Clássica = Taylor + Fayol
Teoria Clássica = Fayol
Teoria Clássica + Administração Científica = Taylor


Abordagem Clássica: Teoria Clássica + Administração Científica

A Administração Científica de Taylor
- Focou muito o estudo no nível operacional
- Ênfase nas tarefas
- Organização Racional do Trabalho
- Máxima eficiência
- Máxima produtividade

Princípios para aumentar a produtividade: PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO + CONTROLE

Críticas:
9        superespecialização do funcionário (o funcionário era visto e tratado como uma máquina);
9        Abordagem de sistema fechado, não olhava pra fora;
9        Não considerou as pessoas como deveria.


A Teoria Clássica de Fayol
- Focou mais no nível estatístico
- As 5 funções que formam o processo administrativo: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
- As áreas de uma empresa
- Ênfase na estrutura, pois olhava a organização como um todo
- Os 14 Princípios Gerais de Administração, segundo Fayol
  1. Divisão de trabalho
  2. Disciplina
  3. Ordem
  4. Subordinação dos interesses individuais aos coletivos
  5. Unicidade de comando
  6. Unicidade de direção
  7. Escala de hierarquia
  8. Remuneração
  9. Autoridade
  10. Equidade
  11. Iniciativa
  12. Espírito de grupo
  13. Centralização
  14. Estabilidade

Críticas:
- Teoria da Máquina
- Abordagem de Sistemas Fechados
- Não considerou as pessoas como deveria
- Desconsiderou os grupos informais
- Ausência de trabalhos experimentais



         TAYLOR                          X                          FAYOL
Administração Científica                               Teoria Clássica
Ênfase nas Tarefas                                        Ênfase na Estrutura
Nível Operacional                                         Disposição dos seus órgãos
componentes e de suas interrelações
  


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fordismo e a Teoria da Burocracia

Henry Ford / Fordismo
- Produtividade                                                        - Produção em massa
- Economicidade                                                      - Padronização
- Intensificação                                                        - Altos investimentos



Teoria da Burocracia, de Max Weber

O objetivo de Weber com a burocracia era aumentar o controle.
Também tinha o foco na estrutura e essa burocracia era para facilitar o trabalho e não dificultar.
- Formalização                         - Previsibilidade                       - Legalidade
- Normatização                        - Padronização
- Racionalidade                        - Controle

terça-feira, 1 de abril de 2014

'Case' para resolver com base na ORT (Organização Racional do Trabalho)

Suponha que você foi contratado para, enquanto administrador, organizar racionalmente o trabalho de uma fábrica de sapatos de pequeno porte composta por 10 (dez) funcionários, sendo 4 (quatro) deles membros de uma família, quais sejam: o proprietário, sua esposa e seus 2 (dois) filhos. Essa empresa apresenta os seguintes problemas:
  • Baixa produtividade – cerca de 100 (cem) pares de sapatos por dia;
  • Trabalho realizado de forma artesanal;
  • Funcionários recebem um salário fixo quinzenalmente;
  • Alto custo de fabricação / produção;
  • Elevado desperdício;
  • Trabalhadores não tem uma supervisão direta e cada um trabalha a seu modo.


Sugestão de resolução:
ü Antes de tudo, deve ser feita uma análise das atividades / tarefas desempenhadas;
ü      Divisão do trabalho;
ü      Especialização das Funcionalidades;
ü      Método e/ou padrão de produção (Best way);
ü      Incentivo salarial por peça produzida;
ü      Controle das tarefas;
ü      Estabelecimento de metas.


E para você, quais seriam as melhores formas de resolver o problema?

domingo, 30 de março de 2014

A Racionalização

O maior objetivo das empresas é ter lucro.

Antigamente, as organizações tinham uma pirâmide hierárquica mais vertical. Hoje em dia, a base é mais larga. A hierarquia é um mal necessário para o melhor funcionamento da empresa. O dono não pode ser tudo.
A racionalização cuida da divisão de tarefas e objetivos da empresa.
A especialização tem que haver, porem tem que estar interligada. E geralmente eles estão ‘separados’.

A formalização são as regras.

A saga dos gestores atuais:
  • Tomar decisões baseadas na ética e na responsabilidade socioambiental;
  • Agir como promotores do desenvolvimento sustentável e efetivo;
  • Interagir em um mundo (mercado) dinâmico, complexo, mutante e imprevisível;
  • Saber gerir pessoas;
  • Saber trabalhar as informações disponíveis;
  • Buscar informações.