Mostrando postagens com marcador Relações Humanas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Relações Humanas. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de abril de 2014

Análise da Escola Clássica e a Escola das Relações Humanas que resultam no Estruturalismo

Como você interpreta a síntese entre a Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas que resulta no Estruturalismo? Que fatores integram tal síntese?

Escola Clássica:
Taylor, Fayol e Weber – Tarefa, Estrutura e Burocracia
- Divisão de tarefas e racionalização.
- Prever, organizar, comandar, coordenar, controlar.
- Ênfase na forma, especialização da tarefa e competência, regras e normas, responsabilidades definidas, registro.
- Maior controle = eficiência técnica.
Organização Formal = Abordagem Clássica e da Burocracia.
Organização Informal = Abordagem das Relações Humanas.

Na Teoria Clássica, o incentivo econômico e a especialização funcional eram 

sábado, 19 de abril de 2014

Decorrências da Teoria das Relações Humanas

[ O homem passou a ser visto como um ser social, com necessidades humanas;
[ Os grupos sociais são influenciados pelos estilos de supervisão e liderança;
[ Cada um desses grupos tem suas próprias normas e regras (controle social).

Ê Motivação = forças internas (das pessoas) que conduzem a um determinado comportamento.

Motivação X Frustração


Teoria das Relações Humanas

- Pesquisas de Elton Mayo na Western Eletric (1924 a 1932) em Chicago, famosa experiência de Hawthorne.

Questões abordadas:
  • Grupos informais
  • Integração social
  • Homem social
  • Elações intergrupais
  • Conteúdo do trabalho
  • Motivação Satisfação
o       um indivíduo pode estar motivado e não estar satisfeito e vice-versa;
o       um indivíduo motivado nem sempre produz muito
o       mas uma pessoa motivada mesmo que não produza, agrega valor a equipe e ajuda a motivar o restante do time.
  • Liderança
  • Comunicação
  • Organização informal
  • Dinâmica de grupo
  • Processo decisório
  • Mudança organizacional

Efeito Hawthorne:
Os pesquisadores concluíram que os empregados trabalhariam mais se acreditassem que a administração estava preocupada com seu bem-estar e que os supervisores prestavam uma atenção especial a eles.

Críticas:
- Foi uma mera crítica à abordagem clássica
- Ausência de novos critérios de gestão
- Ingenuidade, concepção utópica
- Negação do conflito empresa x empregado
- Enfoque manipulador

- Ênfase excessiva nos grupos informais (o ideal é olhar para os grupos formais e informais)